terça-feira, 18 de novembro de 2008

O rato Mickey faz anos


Hoje, Mickey Mouse completa 80 anos de criação. O rato mais famoso do mundo é mais velho que grandes clássicos dos quadrinhos, como Super-Homem e Batman. O personagem foi criado por Walt Disney e fez sua estréia na curta-metragem Steamboat Willie, curta conhecida como a primeira animação sonorizada da história. Ou seja, o ratinho já nasceu para ser famoso.


Agora, chega de novidades. A grande questão é que Mickey tem 80 anos de idade e é um verdadeiro ícone dos quadrinhos, das animações e principalmente do marketing, mas isso tem uma data para acabar. Sim, daqui a 20 anos, o Mickey deixará de ser da Walt Disney Company e poderá ser usado por qualquer empresa.

"Hã? Ca-que-como?" - eu também fiquei intrigada. Simples. A lei dos direitos autorais tem duração de "apenas" 100 anos, ou seja, depois de cem anos todo mundo pode usar qualquer personagem sem precisar pagar nada a ninguém. Não acredita? Pense quantas histórias diferentes você já viu com o Rei Arthur e Robin Hood. E para quem foram os direitos autorais?
.....


Parabéns, Mickey. Happy birthday to you!

Nenhum comentário: